basmati, o preferido


Cá em casa gostamos de arroz. Muuuito. Na despensa só há Basmati porque é infalível, fica sempre bem. Ou melhor, é difícil não ficar bem. O sabor é maravilhoso e aromático e o grão é comprido e estreito. O preço é mais elevado - 1,69€ o kg no Continente e no Lidl, enquanto o Agulha e o Carolino são 74 cêntimos o kg. Mas, para mim, vale a pena os 95 cêntimos de diferença.
A minha mãe ensinou-me a cozê-lo no microondas e mais fácil não podia ser. Em trabalho, entrevistei a chef Anna Lins que me mostrou como se faz no tacho. É delicioso. Seguem as receitas.

No microondas
Utilizar a clássica fórmula 1 medida de arroz para 2 de água. Juntar sal grosso e azeite e levar a cozer no microondas por 10 minutos a 850º. Quando pronto, revolver com um garfo e deixar repousar. Deve ser cozido em loiça que possa ir ao microondas.

No tacho
Levar a lume médio um tacho com azeite e alho - eu utilizo alho em pó. Juntar o arroz e deixar fritar um pouco. Adicionar a água e o sal grosso, tapar e deixar a cozinhar por dez minutos. Quando pronto apagar o lume, revolver o arroz com um garfo de madeira, voltar a tapar e deixar repousar antes de servir. Quando no tacho, a fórmula muda para uma 1 de arroz 1 medida e um quarto de água.


Nota - corrigi a temperatura a que deve ser feito no microondas, é a 850º e não 750º como foi primeiro referido.

Sem comentários:

Enviar um comentário