garrafa vazia = doseador de sabonete líquido



O meu encontro com esta garrafa linda de saké deu-se há muitos anos na copa de uma produtora na qual trabalhei. Um dia fui aquecer o meu almoço e dei de caras com esta garrafa já vazia num canto. Não a trouxe logo comigo porque achei que o dono da garrafa ia querer levá-la para casa. Mas os dias passaram e a garrafa linda e vazia continuava no mesmo canto - agora junto com mais garrafas não tão bonitas mas também vazias. Evidentemente o dono não a queria. Trouxe-a para casa, lavei-a muito bem e por alguns anos serviu de decoração. Depois passou a estar ao lado do fogão com azeite e uma rolha doseadora. Para o azeite era pequena demais, lavei-a muito bem outra vez e guardei-a.

Queria um doseador líquido para a casa-de-banho. Não encontrava nenhum que gostasse ou que tivesse um preço aceitável. Passou-se algum tempo e nos saldos da Area comprei um doseador de sabonete líquido lindo na estética e no custo. Era lacado a branco com o dispensador em metal dourado mate escovado. Não foi preciso uma estadia muito longa junto ao lavatório para rapidamente o lacado começar a saltar. Deitei o doseador fora e guardei o dispensador. Certo dia olhei para a garrafa - em vez de carica, a garrafa tinha uma tampa de enroscar - tirei-lhe a tampa e pus o dispensador. M-a-r-a-v-i-l-h-a-a-a, o dispensador é da medida exata da garrafa. Tudo a correr bem, portanto :) Foi só acrescentar uma palhinha para o tubo do dispensador chegar ao fundo da garrafa e encher com sabonete líquido. Gosto tanto tanto tanto destes diy's que quase não dão trabalho e o resultado vale milhões :)

banco diy



Eu tinha uma tábua de cozinha em madeira que comprei há anos num supermercado oriental no Prior Velho. Era um lugar onde se podia encontrar uma quantidade interminável de produtos com preços muito interessantes, mas, infelizmente, já fechou. Já não me lembro do nome e já não o consigo encontrar pela net.
A tábua para a cozinha usei-a pouco tempo porque, apesar de linda e alta, eu não consigo utilizar tábuas de madeira para preparar alimentos. Bactéria-panic é o que é :) Posso também acrescentar que lavar esta tábua não era a coisa mais fácil. É grande e pesada. 
E linda. Por isso, ficou guardada até aparecer a função certa para ela. Passaram-se anos.

Há pouco tempo mudaram-se umas peças de sítio cá em casa. Daí surgiu a necessidade de ter uma pequena-mesa-para-dar-apoio-ao-sofá / banco-que-desse-para-sentar. Pesquisa atrás de pesquisa fui dar aqui. Lindo, mas completamente fora de questão dada a quantidade de euros a pagar. Foi então que me lembrei da tábua. Se encontrasse uns pés pretos talvez desse para adaptar. Fui procurar aqui e encontrei isto. Tudo a correr bem = pés pretos e preço fantástico. Passou-se à execução.
Nesta parte já não foi tudo tão rápido e imediato. Mas foi fácil e não complicado. Tive que utilizar uns parafusos mais compridos do que os que vinham com o banco. Primeiro centrei os pés com a tábua e com um espeto de madeira pintado com corretor marquei os sítios a furar - as marcações foram feitas na parte da tábua que ia ficar virada para baixo.
Depois furei - com calma e cuidado para não furar de uma ponta à outra - com uma broca fina para madeira, alarguei o furo - também com calma e cuidado - com uma broca maior e aparafusei os pés. Feito. 


eu coração blogues

Um lugar maravilhoso onde me emociono e aprendo todos os dias. Por estes dias, Brandon Stanton - o autor do blogue - anda pelo Paquistão, e nestas montanhas as vidas que tem mostrado são comoventes. Algumas esperançosas outras tristes, todas sobre a condição humana. 


Uma viagem ao Brasil através das casas de quem lá vive. Com textos que contam detalhes e que parecem uma conversa com um amigo e com imagens bonitas mas também reais. Tão longe das casas de revista e por isso tão bom.


Respirar ar do campo através de um blogue. Para quem sonha com uma horta na sua vida não há melhor. Aqui também se podem comprar cabazes com produtos agrícolas biológicos que são entregues em casa. E também se pode conhecer um sonho-projeto que se transformou numa quinta sustentável.





Imagem 1 daqui, imagem 2 daqui, imagem 3 daqui.

reparar peças de cerâmica



Inventaram uma solução para qualquer pessoa na sua casa reparar peças partidas de cerâmica. Claro que já existia a cola. Mas esta solução é outra coisa = não cola apenas, torna bonita uma peça partida.

Dado o preço desta solução tão boa ser tão caro, o melhor é experimentar juntar purpurinas  ou corante à cola. Pode ser que o resultado seja o mesmo. Veremos.

Esta ideia foi vista aqui. A imagem é do mesmo sítio.


Em tempo de férias este blogue anda preguiçoso.
Boas férias <3